Como Deus me vê?

Jesus protegeu, honrou, empoderou, chamou, falou, deu voz e aprendeu com as mulheres.

Mulher, você é importante pra Deus! Não importa como o mundo te enxerga, mas sim como Ele te vê. As ideologias podem tentar moldar você, podem tentar mostrar quem você é, como deve se portar e o que você pode conquistar. 

Mas somente o Criador pode te direcionar para o propósito original! Eva foi criada, para junto com Adão, ser a coroa da criação. E você sabe o que aconteceu, ela se perdeu eu seu propósito original.

Todavia Jesus veio para restaurar esse propósito! Em Jesus você é livre, em Jesus você é completa. Olhe pra Ele e reflita o Criador, como um espelho que reflete a sua beleza original!

Vamos aprender um pouco com algumas mulheres da Bíblia?

JOQUEBEDE – MÃE DE MOISÉS
Joquebede foi mãe de Moisés, Arão e Miriã, sua história está no livro de Êxodo. Ela ainda é citada em Hebreus como uma mulher de fé, porque viu Moisés como um menino incomum, e de coragem, porque desobedeceu o rei do Egito. Hebreia em servidão no Egito, criou uma estratégia para salvar a vida de seu filho Moisés. Conseguiu que ele fosse adotado pela filha do faraó, apesar do decreto de morte aos meninos hebreus.

Lições da Vida de Joquebede – Não importam as circunstâncias que envolvem a concepção da criança ou suas possíveis condições de sobrevivência, a mãe deve lutar para que ela viva. O bebê tem direito à vida, mesmo que nasça em um ambiente economicamente carente, apresente questões de saúde ou esteja sujeito a qualquer outra situação problemática. E a mãe que teme ao Senhor deve fazer de tudo para que a criança nasça e cresça no temor do Senhor, e sinta-se amada e cuidada.

DÉBORA – JUÍZA E PROFETISA EM ISRAEL – Débora foi profetisa num momento importante da história de Israel e liderou a nação como juíza, algo incomum na época. Compôs um cântico que relata os detalhes da guerra vitoriosa contra um poderoso inimigo de Israel e no qual também revela sua piedade e consagração ao Senhor. Esposa de Lapidote, era líder em Israel.

Lições da Vida de Débora – Mulheres são tão capazes de liderar como os homens. sem abrir mão da sua vida em família, Débora, por escolha divina, comandou todo um povo. Nós podemos liderar em diversos âmbitos, desde que não negligenciemos nossas obrigações como esposa, mãe e mulher de Deus. Um grande perigo de nossos dias é a tentação de permitir que as responsabilidades profissionais ou mesmo eclesiásticas nos desviem a atenção dos cuidados com a família ou do relacionamento com o Senhor.

ABIGAIL – CONQUISTOU DAVI POR SUA SABEDORIA – Abigail era casada com um homem rico e poderoso, mas também rude e perverso. Nabal descobriu que Davi estava a caminho para matá-lo, por ter sido desonrado por ele. Mas de forma sábia e corajosa, Abigail conseguiu convencer Davi a não matar seu marido nem seus empregados. Aplacou a ira de Davi com inteligência e quando ficou viúva se tornou esposa dele.

Lições da Vida de Abigail – Abigail soube ser pacificadora. Essa virtude é tão importante que Jesus a destaca nas bem-aventuranças e Paulo a lista entre as características do Fruto do Espírito. A mulher cristã tem de aprender a aplacar os ânimos e a promover a concórdia e a união. Nunca deve estimular contendas, fofocar e jogar uns contra os outros, pois Deus odeia isso.

ANA – MÃE DO PROFETA SAMUEL – Ana era uma das esposas de Elcana, ela sofreu de esterelidade por muitos anos, até que orou ao Senhor de toda a sua alma. Em resposta, Deus lhe permitiu que concebesse. Seu filho seria o grande profeta Samuel.

Lições da Vida de Ana – A mulher cristã jamais deve menosprezar a oração, como mera obrigação ou solução secundária. A história de Ana mostra o grande mistério celestial que está por trás da oração: por meio dela Deus realiza o impossível. Em tudo em nossa vida devemos orar – com fé – antes de tomar qualquer decisão ou buscar alternativas. A oração precisa ser constante e em relação a tudo. É sempre o primeiro passo, em toda circunstância.

ESTER – RAINHA MEDO-PERSA – Também chamada de Hadassa, era órfã e foi criada pelo primo Mardoqueu. Mulher sábia e corajosa conseguiu evitar a destruição do povo judeu no império de Xerxes. Ela arriscou a sua vida para salvar seu povo, e suas atitudes beneficiaram todos os israelitas. Com isso garantiu a proteção contra os inimigos e estabeleceu a festa do Purim.

Lições da Vida de Ester – Ester não tinha apenas inteligência, sabia como utilizá-la. Ao perceber uma ameaça, agia com sabedoria para debelar o mal. Se, em nenhum momento, perder a cabeça ou desrespeitar o marido e rei, conseguiu, por meio do seu procedimento, salvar milhares de judeus da morte. Devemos agir de igual maneira, sabendo que em tudo Deus trabalha silenciosamente em favor daqueles que o amam.

ISABEL – PRIMA DE MARIA – Descendente de Arão, esposa do sacerdote Zacarias, engravidou na velhice e deu à luz João Batista. Isabel era prima de Maria, mãe de Jesus. A bíblia nos conta que ela era justa aos olhos de Deus.
Lições da Vida de Isabel – Isabel é um exemplo de humildade. Ela era querida por Deus, de atitudes irrepreensíveis e concebeu mediante um milagre divino, anunciado por ninguém menos que o anjo Gabriel. Tinha tudo para se sentir especial, para se gabar e se tornar soberba. No entanto, quando sua prima Maria a visita, Isabel é cheia do Espírito Santo e, em vez de falar de si, exclama em alta voz, palavras de exaltação à mãe do seu Senhor e àquele que Maria carregava no ventre.

MARIA – MÃE DE JESUS – Maria foi escolhida por Deus para estrelar um papel muito importante na história da humanidade, ela teve a missão de trazer ao mundo o nosso Salvador, ser a mãe de Jesus! Através da graça do Espírito Santo ela abrigou em seu ventre aquele que trouxe salvação para nós! Deus escolheu Maria para esta missão, por seu caráter, suas qualidades morais e espirituais!
Lições da Vida de Maria – Maria demonstra uma qualidade muito especial, ela ficou espantada mas foi submissa a vontade do Senhor.
Maria foi mãe, cuidou da infância de Jesus, levou para circuncisão, apresentou no templo e o levava nas festas da pascoa. Podemos nos inspirar no exemplo de Maria, mesmo diante de tantos desafios e dificuldades onde precisamos estar sempre atentos, devemos ser servos submissos à vontade de Deus em nossas vidas, e permitir que ele cumpra seu chamado!

PRISCILA – OBREIRA DEDICADA – Priscila era esposa de Áquila, era um trabalhadora dedicada na seara do Senhor. Ajudou Paulo em seu ministério, discipulou e auxiliou na plantação de igrejas.

Lições da Vida de Priscila – Estatisticamente, a maior parte dos cristãos é mulher! A mulher é coluna na igreja de Jesus, atuando de diversas formas diferentes. Seja pregando, ensinando, discipulando, acolhendo, socorrendo, evangelizando, orando, louvando, use os dons e talentos que Deus te deu com excelência!

LOIDE – AVÓ DE TIMÓTEO – Loide era avó do jovem pastor Timóteo, ela foi responsável por transmitir o evangelho para toda a sua família!
Lições da Vida de Loide – A salvação em Cristo não é hereditária, apesar de muitos se apegarem às palavras de Paulo e Silas ao carcereiro de Filipos (“Creia no Senhor, e você e sua família serão salvos.”) de maneira equivocada. Loide é uma prova de o cristão pode ganhar os parentes para Cristo por meio do EXEMPLO e da pregação em amor, ou seja, por meio de uma fé sincera. Seja um exemplo em sua família, viva uma fé real a todo momento e você talvez nem precise abrir a boca para pregar pra eles.

EUNICE – MÃE DE TIMÓTEO – Eunice era mãe do jovem pastor Timóteo, ela foi responsável por ensinar as escrituras ao seu filho desde pequeno.

Lições da Vida de Eunice – A nossa prioridade enquanto cristãos, principalmente pais e mães, é pregar a salvação por meio de Jesus e estimular o amadurecimento espiritual dos pequenos. Porque isso ecoará pela eternidade! Portanto, mais importante que qualquer outra preocupação ou cuidado com os nossos descendentes, devemos ensiná-los a amar a Deus sobre todas as coisas e o próximo como a si mesmos.